Lomadee
Escrito por Lomadee

Passo a passo para configurar e melhorar seu SEO no WordPress

Quem trabalha com conteúdo online sabe da importância de trabalhar o SEO para potencializar e obter melhor posicionamento nos resultados naturais (orgânicos) dos sites de busca.

Considerando que grande parte dos publishers utiliza o WordPress para gerenciamento do seu conteúdo web, preparamos um passo a passo de como configurar alguns fatores importantes por meio do plugin WordPress SEO da Yoast. Confira:

  1. Baixe e instale facilmente o WordPress SEO da Yoast clicando AQUI.
  2. O plugin ficará disponível logo abaixo da área para inserção de posts. Na guia ‘Geral’, no campo ‘Prévia do Snippet’, é possível ter uma pré-visualização de como o artigo aparecerá nos sites de busca. A palavra-chave ficará destacada em negrito.
  3. Ao colocar o título e o conteúdo do seu post, automaticamente o plugin irá preencher o campo ‘Título SEO’. Por padrão esse campo não deve ser alterado, pois se o título foi bem escrito contendo a palavra-chave, você não precisará alterar nada. Vale lembrar que a visualização do título em mecanismos de busca é limitada a 70 caracteres, verifique isso quando estiver escrevendo seu post.
  4. No campo ‘Palavra Chave em Foco’, escreva a palavra-chave principal sobre o assunto abordado. Ao escrever seu post, lembre que a palavra-chave deve ser bem relevante e deve aparecer no título e algumas vezes ao longo do texto.
  5. O campo ‘Meta-Descrição’ apresenta uma pequena descrição do post. Seja o mais claro e persuasivo possível, esse texto vai ajudar a convidar o leitor a clicar no seu link. Use a palavra-chave pelo menos uma vez e utilize chamadas de ação (call-to-action) como ‘Saiba mais’, ‘Clique e descubra’, ‘Veja o infográfico completo’. A meta-descrição está limitada a 156 caracteres.
  6. Depois de preencher esses campos, clique na aba ‘Page Analysis’ para verificar o que pode ser melhorado. O plugin exibirá uma lista com diversos itens importantes, as cores das bolinhas indicam o status de cada item, sendo que verde é o ideal e o vermelho precisa ser melhorado. Analise o que você pode melhorar.

Pronto! Com alguns passos simples você já otimizou o SEO do seu post e aumentou consideravelmente as chances de aparecer nas primeiras páginas dos sites de busca.