Lomadee
Escrito por Lomadee

Prepare-se para o Dia do Consumidor, a data que promete movimentar o e-commerce

 

Data criada em 2014 pelo Buscapé Company, o Dia do Consumidor Brasil foi inspirado no Dia do Consumidor criado nos Estados Unidos, que tinha como intuito lembrar e valorizar os direitos dos consumidores do mundo. Indo para o quarto ano de existência, o Dia do Consumidor Brasil se consolida cada vez mais como a data estratégica do primeiro semestre do ano, atingindo um faturamento de R$265 milhões em 2017, segundo o E-bit. Pensando nesse cenário de oportunidades, separamos várias informações e dicas importantes para você aproveitar essa data que promete ser o futuro do e-commerce.

 

Se você pensa que o Dia do Consumidor é só uma ‘Black Friday’ fora de época, você está muito enganado – a data, que nesse ano acontece no dia 15 de março, movimenta o e-commerce de uma maneira bem diferente. Se na Black Friday o carro chefe são os eletrônicos, no Dia do Consumidor, os queridinhos são roupas e calçados – notícia ótima para os afiliados focados em moda – com espaço também para categorias como perfumaria, cosméticos e livrarias. Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Google, o Dia do Consumidor Brasil tem previsão de ticket médio de R$690, o que garante um alto volume de vendas.

 

Uma curiosidade bacana da data é que ela acontece no meio da semana, para facilitar o planejamento e a logística dos lojistas, assim eles podem entregar melhor e mais rápido os produtos – garantindo mais descontos e facilidades para os consumidores. E não se engane: por mais que a data seja relativamente nova, o e-commerce se prepara para cumprir o objetivo da data – entregar tudo que o cliente deseja.

 

Assim, se você é empreendedor digital e não conhecia o Dia do Consumidor, pode anotar na agenda. Essa data veio para ficar e para ser a grande oportunidade do mercado digital no início do ano, tradicionalmente conhecido por um ritmo menor de vendas. 

 

Por fim, se atente as categorias que tem potencial para o Dia do Consumidor, mas lembre-se: se elas não cabem a seu nicho, mantenha fiel ao que costuma propor a seus clientes. A beleza do Dia do Consumidor e do mundo digital é que tem espaço para todo mundo – e com certeza haverá a oferta certa para você indicar aos seus clientes!