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Escrito por Lomadee

Quais os principais tipos de email marketing e como utilizá-los

Diferentemente do que algumas pessoas ainda pensam, o email marketing não é apenas um classificado, um canal de vendas para anunciar produtos e serviços. Existem muitos formatos de email que podem ser adequados às ações de marketing para atingir diversos objetivos. Conheça alguns deles:

1. Anúncio
O propósito principal desse tipo de comunicação é vender, mas para que seja eficaz deve ser atrativo, bem segmentado e oferecer um ‘algo mais’. O email marketing de anúncio deve trazer ao consumidor alguma novidade, como uma oferta de lançamento ou o anúncio de uma queima de estoque. Você também pode criar ofertas especiais restritas para compras efetuadas a partir do email marketing. Seu assinante terá prazer em receber e abrir seus emails para conferir as ofertas com preços exclusivos para ele.

2. Newsletter
A newsletter é um tipo de email informativo que tem como principal objetivo levar conteúdo relevante aos seus assinantes. Dessa forma, é possível melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar o interesse dele pela sua marca, uma vez que você passa a oferecer informações úteis gratuitamente e não apenas tenta vender algo para ele. A newsletter também pode ajudar nas vendas dispondo de conteúdos indiretamente relacionados aos produtos ou serviços da empresa, por exemplo, uma marca de cosméticos pode criar uma news atrativa com dicas de auto maquiagem.

3. Relacionamento
Busca o fortalecimento do relacionamento com o cliente. É uma comunicação que destaca o laço entre a marca e o cliente focando na interatividade e no formato mais próximo e pessoal. É utilizado principalmente para dar felicitações em datas comemorativas do calendário ou aniversários, fazer agradecimentos por metas atingidas pela empresa ou convidar o cliente para algum evento especial.

4. Operacional
Utilizados para a comunicação de processos, esse tipo de email serve para indicar de forma clara e objetiva o andamento ou conclusão de um serviço ou solicitação. Apesar de não ter valor tão comercial, esses e-mails são muito importantes para atender a expectativa do cliente quanto à comunicação e ao respaldo da empresa. No caso de uma venda é fundamental informar o status da compra. O pagamento foi aceito? O produto foi encaminhado à transportadora? E por aí vai.

Essas são apenas algumas possíveis aplicações do email marketing. Quando bem estruturado, ele pode, além de vender seu produto ou serviço, aumentar o tráfego em seu site e fidelizar clientes.