Lomadee
Escrito por Lomadee

Quero trabalhar com Marketing de Afiliados!

Você sabia que o Marketing de Afiliados é a ferramenta do marketing digital que mais tem profissionais da área querendo dominá-la para agregar ao seu negócio? Pois é, nós também ficamos surpresos e muito felizes com essa informação!

Em setembro de 2015, um relatório sobre o tema foi publicado no Reino Unido, baseado em um questionário conduzido pela Smart Insights, eCommerce Expo e Technology for Marketing and Advertising, a qual envolveu cerca de mil profissionais de marketing. Foi perguntado aos entrevistados “sobre suas competências atuais com o marketing digital,  como você gostaria de desenvolvê-las e quais as tendências que eles enxergavam no mercado”. Depois de analisarem todas as respostas, foi divulgado um gráfico que revela as competências digitais mais procuradas para serem melhoradas pelos profissionais da área, como mostra abaixo:

Marketing de afiliados

Surpreendentemente, nos três primeiros lugares não encontramos as competências de SEO, marketing de conteúdo ou CRO, que hoje são grandes tendências do mercado. O top três das competências mais desejadas pelos profissionais de marketing são: Marketing de Afiliados, Mobile Marketing e Estratégia Digital e Planejamento Integrado.

Sendo assim, conclui-se que as competências que estão mais próximas do topo são as que os profissionais mais desconhecem e precisam urgentemente se aprimorar, para serem competitivos no mercado e avançarem com os seus negócios.

Afinal, o que tem de tão interessante no Marketing de Afiliados?

Podemos dizer que o Marketing de Afiliados é uma evolução dentro das ferramentas tradicionais do Marketing Online, hoje conhecido também como Marketing Digital. Os primeiros formatos de propaganda online foram os banners, utilizados principalmente nos portais horizontais e pelos grandes anunciantes. Os anúncios pay-per-click passaram a ser mais utilizados, assim como a publicidade em portais e todo tipo de divulgação online, porém em alguns segmentos, com o passar do tempo, a concorrência cresceu e os preços por clique aumentaram muito. Os anunciantes, por sua vez, na constante busca pelo “ROI perfeito”, tiveram de buscar novos mecanismos para fazer publicidade na web.

O Marketing de Afiliados surge neste cenário, como uma alternativa muito rentável. E os anunciantes passaram a se preocupar em oferecer, cada vez mais, campanhas segmentadas e atrativas para as redes de afiliados. Diferentemente dos portais horizontais, em que a conversão está diretamente atrelada à audiência, o Marketing de Afiliados possibilita que portais verticais e blogs consigam alta rentabilidade sem ter, necessariamente, uma grande audiência. Nestes casos a conversão está atrelada mais à credibilidade do que à quantidade de tráfego do site. Quanto mais segmentado for o seu conteúdo, mais qualificada será a sua audiência e mais fácil será você vender o que o seu público leitor quer comprar.

Quer mais incentivos para começar a trabalhar com essa ferramenta? Acesse este link e saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.

 *Parte deste texto teve como base o post publicado no AM Navigator