Rede Geek mantém público fiel e tecnológico
Para quem não sabia, hoje, no Dia 25 de Maio, é comemorado “O Dia do Orgulho Geek”, também conhecido como “Dia da Toalha”, em homenagem ao clássico da literatura nerd: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, em que o autor Douglas Adams dedica uma página inteira sobre a importância da toalha e suas várias utilidades em uma viagem espacial. Um tempo depois, em 25 de Maio de 1977, também aconteceu a première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Ou seja, mais um motivo para comemorar!
Entre os afiliados da Lomadee, é claro que não podiam faltar publishers que representassem a classe e então conversamos com os rapazes da Rede Geek: Prof.Maury, como é carinhosamente chamado, formado em Ciências Sociais, e também com o Tato Tarcan, de Publicidade e Propaganda. Os dois respiram o universo tecnológico tanto em sua vida pessoal como profissional. Tanto que resolveram fundar a Casa Geek, onde moram e trabalham.
O blog que contém podcasts, reviews de produtos, postagens, vídeos e vários conteúdos interessantes sobre tecnologia, informações e cultura, foi fundado em 2007 pelos dois e desde então vem ganhando uma legião de fãs. O grupo de pessoas que os acompanham inclusive se auto intitulou com o nome de “Cavalaria Geek”.
Entrevista com a Rede Geek
Conversamos com o Professor Maury e o Tato para conhecer um pouco mais sobre a rotina e algumas curiosidades desses geeks bem-humorados:
1. Qual o verdadeiro significado de ser um geek? Quais as principais diferenças do público geek para um público nerd por exemplo?
Maury: Ser Geek é ser curioso sobre o mundo a volta, é querer conhecer mais sobre tudo e claro, um apaixonado por tecnologia. Na minha opinião o Geek, principalmente no Brasil, ganhou essa cara mais de tech, uma pessoa mais descolada, antenada, que gosta de estar perto de todas as novidades do meio tecnológico.
É obvio que os universos Geek e Nerd se misturam, mas num exemplo prático, um geek vai ter a tendência de curtir um filme de ficção cientifica, enquanto um nerd um filme de fantasia..
2. Quais as principais maneiras em que a Rede Geek monetiza pela Lomadee? De que forma vocês conseguem inverter o processo de compras, ao invés de apenas oferecer produtos, mas também serem procurados pelos próprios consumidores?
Maury: Pela proximidade que temos das marcas e produtos hoje temos experiências com os mais diversos tipos de tecnologias, de carros a geladeiras, de smartphones a televisão. Naturalmente o público passou a nos procurar para tirar dúvidas e pedir sugestões de produtos para se comprar. Viramos uma espécie de consultores.
Com isso passamos a utilizar a Lomadee para poder monetizar com nossas recomendações. Um detalhe importante de nossas recomendações é que as as baseamos na necessidade do usuário e não no mais barato ou mais caro. Acreditamos na compra consciente.
Outra maneira interessante que achamos de monetizar com a Lomadee foram as lives em datas especais como a Black Friday. Nessa transmissão ao vivo fazemos sugestões de boas compras e ajudamos a todos que estão participando a encontrar a melhor oferta naquele momento.
3. Hoje vocês trabalham e moram na Casa Geek. Quais são as principais atividades de trabalho que desempenham no espaço e como conseguem separar vida pessoal e profissional?
Maury: Hoje a Casa Geek é nosso escritório, estúdio e casa. Aqui fazemos desde reuniões com empresas parceiras, reuniões de equipe até as gravações de nosso conteúdo em áudio e vídeo.
Tato: Separar a vida pessoal de trabalho e parte mais difícil e exige muita disciplina novamente. Então o momento de trabalhar é só trabalho, momento de lazer é só lazer e como estamos há 8 anos fazendo a Rede Geek, aprendemos a lidar com tudo isso. rs
4. Como é viver um estilo de vida próprio? Quais as principais vantagens e desafios de se trabalhar com o que se gosta, especialmente com conteúdo?
Tato: É libertador! Todos os esforços são válidos para fazer dar certo, afinal a empresa é sua.
O caminho é difícil, pois fazer conteúdo de forma independente significa que você cuidará de todos as etapas de trabalho, desde a produção até a comercialização. Mas vale a pena, pois é extremamente gratificante saber que seu trabalho está ajudando e influenciando a vida da pessoas. O feedback do público sempre nos dá muito força.
5. Vocês têm alguma história interessante ou engraçada relacionada ao público de vocês no quesito monetização e que poderiam compartilhar conosco?
Tato: Hoje o público da Rede Geek é em sua maioria adulto, ficando a maior parcela na faixa entre 25 e 30 anos. Os pedidos de conselho para compra de smartphone ainda é o campeão, mas uma categoria tem crescido cada vez mais: Sex Toys.
Sim, nosso público hoje se sente tão próximo e íntimo que pedem conselhos e sugestões de brinquedos sexuais para ter um momento mais quente com seus parceiros. Afinal sex toy também é um gadget.
A Casa Geek
Ficou curioso para conhecer como é a Casa Geek? É só dar play!
Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados