Lomadee
Escrito por Lomadee

Skoob no dia do Leitor

O Skoob (“books” ao contrário) é a maior rede social de leitores do Brasil e funciona como uma estante virtual que está sempre agregando novas funcionalidades para melhorar a experiência de seus usuários. É possível trocar livros, participar de sorteios, ler e escrever resenhas, fazer avaliações, entre outras opções voltadas aos amantes da leitura.

Uma delas é a comparação de preços em várias lojas virtuais e a própria compra dos livros catalogados que se encontra na sessão “ofertas” de cada título. Essa função está disponível por meio dos links lomadeezados que permitem encontrar o livro para compra dentro do próprio Skoob e ainda com o menor preço dentre grandes e-commerces do time de anunciantes da Lomadee.

Como hoje, 07 de Janeiro, é o dia do leitor, a Lomadee listou os Top 10 dos livros na categoria “mais quero ler” do Skoob para mostrar o que a galera mais está procurando e também fizemos uma entrevista com os sócios-fundadores da rede social, Lindeberg Moreira e Viviane Lordello.

Top 10 (Mais quero ler)

1. A menina que roubava livros

a menina que roubava livros

2. O menino do pijama listrado

o menino do pijama listrado

3. O Festim dos Corvos

o festim dos corvos

4.  A Dança dos Dragões

a dança dos dragões

5.  O Teorema Katherine

o theorema de katherine

6.  O lado bom da vida

o lado bom da vida

7. A Tormenta de Espadas

a tomenta de espadas

8. Quem é você, Alasca?

quem é você, alasca

9. Morte Súbita

morte súbita

10. As Crônicas de Nárnia 

as crônicas de nárnia

Veja aqui a lista completa com os 100 livros listados.

Entrevista com o Skoob!

Confira a conversa com os sócio-fundadores Lindeberg Moreira, com formação acadêmica em Análise de Sistemas e Viviane Lordello, formada em Marketing, especialmente para a Lomadee:

1.  Em que ano surgiu o Skoob e qual era a principal proposta inicial em comparação às ferramentas que possui hoje? 

O Skoob surgiu em janeiro 2009 e a proposta inicial era funcionar como um fórum para troca de informações sobre livros, porém com uma grande adesão de usuários, foram 7.500 na primeira semana, resolvemos redesenhar e torná-lo uma rede social para leitores. Hoje o Skoob possui muitas ferramentas que não foram previstas em um primeiro momento, fomos implementando de acordo com a demanda dos usuários, como exemplo podemos citar a troca de livros entre amigos e a comparação de preços de um determinado livro.

2. Em que momento a Lomadee se tornou uma opção para complementar essas ferramentas e de que forma a compra pela própria rede social facilitou a escolha dos leitores?

No momento que verificamos que nossos usuários queriam uma ferramenta para comparação de preços na própria rede, pesquisamos por alguns programas afiliados. A Lomadee foi escolhida por possuir a maior quantidade de livrarias, dando assim o poder de escolha para os nossos usuários.

3. O Skoob é um ótimo exemplo da conversação entre uma mídia tradicional como o livro e as novas mídias digitais. Como vocês enxergam o futuro do livro diante das novidades tecnológicas?

O futuro do livro, a tendência é que o livro digital (e-book) ultrapasse a venda de livros físicos, mas isso ainda irá levar muito tempo, pois os resultados mais recentes mostram que o livro físico ainda irá permanecer como primeira escolha durante alguns anos, mas a transição para o digital é inevitável. Com isso acontecendo tudo que for referente ao mundo editorial irá mudar, da mesma forma que aconteceu com o mercado da música. Como o futuro ainda é indefinido, pois não sabemos exatamente o que irá acontecer, preferimos focar no leitor e na sua paixão pela leitura, pois independente do meio, essa certamente irá continuar a mesma.

4. Quantas pessoas estão inscritas no Skoob hoje e qual é o principal perfil desse público?

Hoje somos mais de 3 milhões de leitores, sendo 68% mulheres e 52% dos usuários estão em São Paulo. 62% têm entre 18 e 30 anos.

5. Como o blog do Skoob e a troca de conteúdo pelos próprios leitores ajudam no engajamento e na conversão para a compra de livros desejados?

Por ser uma rede social para leitores, o livro é o principal objeto e livros aparecem em todos os lugares. Quando um amigo faz uma resenha, avalia, escreve um histórico de leitura, posta um vídeo, faz um comentário, etc. Estas ações são visualizadas mais de 3 milhões de vezes por dia por nossos usuários e em todas elas aparecem a opção para o usuário comparar as ofertas encontradas para aquele livro.

Saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.