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Escrito por Lomadee

Termos úteis da publicidade online

A internet está em constante mutação. A todo instante surgem novas redes, tendências e ferramentas. Nem sempre é fácil acompanhar tanta novidade. Por isso, resolvemos criar um glossário com os principais termos úteis da publicidade online. Acreditamos que esta ferramenta de consulta tornará mais fácil o seu dia-a-dia na web.

Termos úteis da publicidade online

A

  • Ad server – Aplicação responsável pela apresentação dos anúncios em um site. Permite a gestão do conjunto e a obtenção de estatísticas diversas.
  • Adserving – É o serviço de tecnologia que exerce formas de medir, entregar e quantificar o desempenho de campanhas de publicidade online para sites e anunciantes.
  • Acessibilidade– É criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiências.
  • Afiliado – Que pertence a um programa de afiliados. Tem um acordo com um site através do qual envia tráfego para este recorrendo a banners e links colocados no seu site. Em troca recebe uma percentagem dos resultados gerados com este envio de tráfego.
  • Análise de Paths – Análise dos caminhos feitos pelos usuários dentro de um website, fornecendo informação sobre os hábitos dos usuários e sobre a navegação e organização do site.
  • Audiência – Conjunto de usuários que frequentemente consultam um website.

 

B

  • B2B (Business to Business) – E-commerce realizado por empresas entre si.
  • B2C (Business to Consumer) – E-commerce realizado entre empresas e consumidores.
  • B2G (Business to Governement) – Relações entre governo e empresas recorrendo às tecnologias digitais.
  • Banner – É a forma publicitária mais comum na internet. É criado para atrair um usuário a um site através de um link.
  • Behavioral targeting – Identifica os hábitos de navegação e consumo de grupos de usuários, mapeando o perfil deles. Ferramenta muito usada por varejistas para determinar estratégias de venda para cada cliente.

 

C

  • C2B (Consumer to Business) – E-commerce em que a iniciativa parte do consumidor.
  • C2C (Consumer to Consumer) – E-commerce em que consumidores negociam entre si. A situação mais usual são os leilões.
  • Categorias de sites Grupo de sites com o mesmo tema e que atingem um público-alvo específico e segmentado.
  • Co-registration – É quando o internauta se cadastra no site do afiliado, ele tem a opção de autorizar que os seus dados cadastrais sejam compartilhados com o anunciante.
  • Comissão – Percentual que o site ganha, pelas vendas geradas por seus usuários, através de cliques nos banners dos anunciantes.
  • Conversão – Uma ação que cumpre a meta de um website, tal como um cadastro ou uma venda de produtos.
  • CPA (Custo por ação) – Remuneração por performace. O afiliado ganha por cada cadastro ou ação feitos após o clique no banner no site afiliado.
  • CPC (Custo por clique) – É a quantia paga sempre que um usuário clica no anúncio.
  • CPM (Custo por Mil Impressões) – Os anunciantes pagam pelas impressões recebidas.
  • CPV (Custo por Venda) – O anunciante remunera o site afiliado com uma porcentagem sobre as vendas geradas.
  • Customização – Adaptação individual de produtos, serviços e mensagens publicitárias a cada consumidor particular.

 

E

  • E-ad – Anúncio digital.
  • E-bonus – Bônus cuja existência apenas existe online.
  • E-commerce – É a comercialização de bens e serviços, utilizando a Internet e outros meios digitais.
  • E-mail-marketing – É uma ferramenta importante para a geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes.

 

F

  • Feeds XML – É a forma que permite um anunciante disponibilizar todo o seu catálogo de produtos para os afiliados e atualizar informações e preços em tempo real.
  • Funil de Conversão – Caminho definido, pelo qual o usuário passa para completar o processo de conversão.

 

G

  • Geotargetting – É um mecanismo que permite ver de qual região/ país vem o visitante do seu site.

 

I

  • Impressão – Mede a quantidade de vezes que uma peça de mídia online é exibida a um usuário.
  • Inventário – A quantidade de disponibilidade de anúncios para venda em um site durante um determinado período de tempo.

 

J

  • Janela de Comissão – Se um usuário acessar sua página e gerar uma transação, mesmo que só faça isso depois, a transação será contabilizada.

 

L

  • Landing Page – É a página para onde o usuário é direcionado, depois de clicar em um anúncio ou resultado de busca.
  • Link de texto – Link que o anunciante disponibiliza para o Afiliado inserir no conteúdo dele.
  • Links patrocinados – Forma de publicidade online. Os anunciantes pagam para estar presente nas páginas de resultado dos sites de busca através de anúncios de texto, que são ativados a partir de uma palavra-chave selecionada.

 

M

  • Marketing one to one (O2O) – Diálogo único que ocorre entre uma empresa e os consumidores individualmente, ou mais propriamente entre grupos de consumidores com necessidades semelhantes.
  • Métricas Sistema de parâmetros ou maneiras de analisar quantitativamente um processo que precisa ser medido.
  • Motor de busca – Os motores de busca são ferramentas, que indexam as páginas de sites registrados.

 

N

  • Navegalibidade Facilidade que permite ao internauta ‘deslocar-se’ entre os diferentes conteúdos de um site.
  • Newsletter – Boletim enviado periodicamente pelo editor do site para a sua base de usuários para informar ou comunicar sobre assuntos relevantes.

 

P

  • Pageviews – É o número de vezes que uma página foi vista
  • Palavra-chave – Palavra(s) que um usuário digita na caixa de pesquisa de um Mecanismo de Busca.
  • PPC (Pague por Clique) – É o modelo de campanha no qual o anunciante paga apenas pelo clique em suas peças.

 

R

  • Revenue Share – Comissão na qual os afiliados ganham uma porcentagem sobre as vendas geradas aos anunciantes através dos seus sites.
  • Rich media – Publicidade que oferece gráficos, áudios e vídeos mais elaborados.
  • ROI (Retorno sobre o investimento) – Processo usado para determinar se os benefícios monetários a partir de uma despesa, como uma campanha publicitária, estão abaixo ou acima da quantidade de dinheiro gasto com a campanha.

 

S

  • Segmentação – O anunciante na rede de afiliação pode escolher em que categoria de sites sua campanha será veiculada e assim atingir mais precisamente o público-alvo que deseja.
  • SEO (Search Engine Optimization) Conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados dos sites de busca.
  • Sessão – É quando o usuário clica no banner do site e, na seqüencia, realiza uma transação. Caso o usuário feche o browser e retorne em outro momento no site do anunciante, não será contabilizada a transação.

 

T

  • Tags – São trechos de código Javascript adicionados às páginas web e executadas pelo browser no carregamento. São utilizados para enviar informações às ferramentas de WebAnalytics
  • Taxa de conversão – É o número de conversões resultantes do seu anúncio dividido pelo número de vezes que o seu anúncio é clicado.
  • Tráfego – É a quantidade de dados enviada e recebida por visitantes a um website.

 

W

  • Web Analytics – É a mensuração para análise dos dados de navegação do usuário em seu site.