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Escrito por Lomadee

Vendeu e a comissão não caiu? Entenda o porquê!

Sempre que o afiliado vende por intermédio das peças publicitárias disponibilizadas em nossa plataforma, ele recebe uma comissão sobre a venda, sendo esta pré-estabelecida por acordo comercial (para conferir os percentuais que cada anunciante oferece, clique aqui). O processo que acabamos de citar acontece sempre em casos de comissionamento por CPA (Cost per Action) – atualmente, em nossa plataforma, o único programa que foge deste padrão é o Buscapé & Bondfaro, que comissiona por DPC (duplo clique). E por que nem sempre sua comissão é contabilizada após você ter certeza que realizou uma venda? Em geral, isso acontece por quatro motivos:

1. Boleto não pago
Atualmente, esta é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, o que já denota a sua importância para o mercado. Em contrapartida, o índice de desistência do consumidor que compra por este método pode chegar a 40%, o que também corresponde a uma das maiores taxas de cancelamento do e-commerce. Portanto, tenha em mente que a sua compra pode ter caído no “limbo” dos consumidores que compram com boleto, mas que por algum motivo, desistiram da compra e, consequentemente, do pagamento. Neste caso, você vendeu, mas obviamente a comissão não será concretizada. Entenda mais sobre o funcionamento dos boletos no e-commerce, clicando aqui.

2. Cartão de crédito não aceito
Atualmente, esta forma de pagamento corresponde a 75% do total de vendas feitas no e-commerce. Aliás, foi através dos cartões de crédito que o comércio eletrônico nasceu, uma vez que todas as lojas virtuais passaram a aceitá-lo como forma de pagamento. Porém, quando falamos de vendas em e-commerce, vale lembrar que a regularidade do cartão, bem como o limite do usuário, sempre é checado pela operadora após a compra ser efetuada. Se tudo estiver OK, o processo é finalizado e o produto é entregue ao consumidor. Caso contrário, a venda é cancelada, e este pode ser um dos motivos de a sua venda não ter sido convertida em comissão.

3. Cancelamento da compra pelo consumidor
Respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), algumas irregularidades no processo de compra podem caracterizar o cancelamento da mesma se o consumidor assim decidir. Segundo o Procon-SP, as quatro principais queixas registradas nos sistemas são: falha ou demora na entrega, produto entregue com dano ou defeito, cobrança indevida ou abusiva e descumprimento de parte do contrato. Nestes casos, o consumidor pode cancelar a transação, mesmo depois de finalizado o processo, o que também impossibilitará o recebimento da comissão por parte do afiliado.

4. Modelo de Atribuição/Last click
Este assunto ainda é muito novo no marketing digital, mas já está dando o que falar. Atualmente, grande parte do mercado leva em consideração a métrica do Last Click. Mas o que isso significa na prática? Vamos nos colocar no lugar do Felipão, atual técnico da seleção brasileira de futebol. Se em uma situação hipotética ele precisasse avaliar os jogadores do seu time, o método utilizado seria o da quantidade de gols marcados. Neste caso, Fred e Neymar seriam recompensados, mas os jogadores do meio de campo e da defesa não seriam levados em consideração. É assim que funciona o Last Click. O anunciante paga efetivamente o último canal envolvido no processo de conversão, e este nem sempre é a Lomadee. É por esta razão que apesar de uma venda ter acontecido (e ter sido trackeada), ela acaba não sendo convertida em comissão após a análise do anunciante. Para entender mais sobre o modelo, clique aqui.

A Lomadee, no entanto, trabalha incansavelmente para manter os melhores índices de vendas confirmadas. Porém, como em qualquer processo que envolve grande número de transações, sabemos que eventualmente algumas imprecisões podem acontecer. Caso o afiliado se sinta penalizado, a Lomadee pagará a comissão cancelada mediante as seguintes condições: localização da transação, envio do link em que a compra foi feita, envio dos dados do pedido comprovando o sucesso da mesma e demais status de entrega do lojista. Se este é o seu caso, abra um ticket no Help Desk e relate sua situação agora mesmo.