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Escrito por Lomadee

Workshop Você no Dia do Consumidor

 

A Lomadee abriu a portas do seu novo escritório aqui no Buscapé Company  para receber publishers  e anunciantes nesta última terça-feira, dia 07 de março. O motivo? Alertar e engajar nossos stakeholders sobre uma das datas mais importantes para o e-commerce: O Dia do Consumidor, que está chegando e acontece na quarta-feira dia 15 de Março de 2017.  No texto você vai encontrar tudo o que teve =).

O formato desse ano foi um workshop só com gente que entende muito de marketing digital e especialmente de marketing de afiliados. Para quem acompanhou nossas divulgações, além dos convidados, este ano também inovamos ao abrir as inscrições para todos os afiliados da Lomadee! Ou seja, quem se inscreveu, teve a oportunidade de participar!

A abertura do evento se iniciou com nossas heads Paola Dionizio, que lidera a área de marketing e Angélica Reale, head do time de negócios. Nesse momento, a Lomadee trouxe alguns resultados sobre o dia do Consumidor em 2016 e, em primeira mão, as expectativas para 2017 de acordo com pesquisas feitas pelo E-bit.

Relembramos que apenas no ano passado o e-commerce faturou R$ 224 milhões durante a data e que só a  Lomadee cresceu 31% em GMV e 24% em número de afiliados gerando GMV. Já para 2017 a expectativa de faturamento do e-commerce para o Dia do Consumidor é de R$265 milhões, com crescimento de 18% em relação a 2016. Foi ressaltado também que o motivo desse aumento não é por causa do número de pedidos, que se mantém estável, mas devido ao aumento esperado no valor do ticket médio, que salta de R$398,00 no ano anterior para R$ 470,00 este ano. Entre as categorias mais desejadas pelo consumidor estão Eletrônicos, Eletrodomésticos, Informática, Telefonia e Celulares e Cosmésticos/Perfumaria/Cuidados Pessoais.

Com a palavra, o anunciante!

A primeira apresentação trouxe o lado do anunciante, através da vasta experiência em varejo online de Francisco de Assis, que já passou por empresas como Cnova, O Boticário, Tam e Saraiva. Se achou que era pouco, hoje ele integra o time do Buscapé, como coordenador de marketing. 

Um dos seus insights foi de que, de acordo com o Google Trends, a busca por “Dia do Consumidor” no Google mais do que triplicou comparando o ano em que a data começou, em 2014, e o último ano de 2016. Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes da ação e há forte tendência da data se consolidar ainda mais no mercado.

Em suas estratégias comerciais, ele considera 4 tipos de data durante o ano
1.    Dia-a-dia, que é um dia comum de vendas.
2.    Dia do Consumidor (descontos até 50%)
3.    Mega promoção (específica de cada loja – 60%)
4.    Black Friday (70% a 80%)

Dessa forma, o Dia do Consumidor aparece como uma das principais datas de saldão do ano, atrás apenas de alguma data muito específica criada pela loja e da Black Friday
Francisco ainda defende o marketing de afiliados como uma das estratégias fundamentais de divulgação no período em que atuou representando os anunciantes. Como é expert na área, sempre foi crítico com relação aos resultados e sempre se preocupou para que a comunicação feita pelos afiliados não “competisse” com a da própria loja. Por fim, ele afirma que vale mesmo a pena o investimento como estratégia complementar para alavancar vendas e o branding das marcas, o que ele teve a oportunidade de descobrir através de muita experiência e testes.

Nossos publisher criativos...

Também não podia faltar a opinião dos publishers da Lomadee nesse momento. Trouxemos a Patrícia do Save Me, a Renata Caetano da empresa Dotz e o Maury do site Rede Geek.

Cada um com um foco diferente: o Save Me é uma empresa do Grupo Buscapé Company que trabalha com cupons de desconto, a Dotz foca na recompensa por meio de benefícios e o Maury trabalha em torno de conteúdo e consultoria voltado ao público geek.  

O Save Me é um agregador de diversos sites de desconto e que fez muito sucesso na época das compras coletivas.  Ele foi comprado posteriormente pelo Buscapé e com a queda dessa tendência, eles surfaram na onda do cupom de desconto, que é bem comum nos EUA por exemplo. 

Já o Dotz propõe que as compras através do site, acumulem pontos (Dotz) e que podem ser trocados por produtos, passagens aéreas entre outras coisas. É o conceito semelhante ao do cashback, porém com retorno em benefícios. 

Ambos trabalham com o marketing de afiliados com conceitos que estão cada vez mais fortes na compra online, que é o desconto e o benefício. A sensação de “tirar proveito” é inerente ao consumidor e eles puderam explicar um pouco mais do negócio. 

E o Rede Geek contrabalanceou com uma proposta diferente. O Maury junto com o sócio Tato, focam em conteúdo de qualidade, independente do preço. É aí que entram reviews de produtos e até consultoria por meio da abordagem do próprio público. Ele explicou que no caso dos leitores do Rede Geek, as pessoas querem analisar mais o custo-benefício. Ou seja, nem sempre o mais barato é o melhor.

Ver esses três tipos de afiliados juntos, mostra como é possível trabalhar de diversas formas, com públicos diferentes. O que eles têm em comum, é que todos estão se preparando para o Dia do Consumidor, claro! 

Para fechar, o happy hour! 

Como não poderia faltar, no final do evento rolou nosso clássico happy hour, com petiscos, comidas, bebidas e música para a galera curtir um momento de descontração no lounge divertido do Buscapé Company. Também foi uma ótima oportunidade para fazer networking. Como estavam presentes publishers e anunciantes, essa foi uma maneira de reunir públicos que praticamente não tem nenhum contato no dia-a-dia para que ambos pudessem tirar insights dos dois lados.

Foi um grande prazer receber essa galera!