Lomadee
Escrito por Lomadee

youPIX Rio: Entrevista com o Mixidão, vencedor do Talent Show

A Lomadee não só esteve na primeira edição do youPIX Rio, como também participou da banca de jurados do Talent Show que rolou a todo vapor no evento. Não sabia dessa? Para nós tão importante quanto marcar presença e estar nos mesmos lugares que os blogueiros estão, é incentivar esta área que tem se mostrado cada dia mais promissora no Brasil e no mundo. Foi por isso mesmo que também patrocinamos esta categoria, que no evento premiou o blog Mixidão com um Novo iPad!

Vocês já conhece o Mixidão? O blog comandado por Daniel Cardoso é simplesmente demais e traz aquelas receitas que você sempre quis fazer em formato de infográfico, que está super em alta, transformando o ato de cozinhar em uma verdadeira diversão. O prêmio foi mais do que justo, e por isso mesmo convidamos o idealizador do Mixidão para uma entrevista aqui no Blog da Lomadee. Vamos lá!

Entrevista com o Mixadão no youPIX:

Lomadee: Como e quando surgiu a ideia de criar o Mixidão?
Daniel Cardoso:
O blog surgiu em 2010, com a ideia de guardar receitas que eu fazia e davam certo de algum jeito que eu pudesse acessar de qualquer lugar, pois não consigo decorar e também não queria ficar andando com um caderno debaixo do braço. Sou publicitário e trabalho como diretor de arte numa agência. Sempre ficava à toa em casa depois de trabalhar e, numa noite, um dos meus irmãos me incentivou a criar um blog. Como já existiam e ainda existem milhares de blogs de culinária, ele me sugeriu juntar o útil ao agradável e criar receitas em forma de infográfico, um tipo de abordagem que eu ainda não tinha visto no Brasil.

Lomadee: Como é a rotina do blog? Quantas pessoas participam e de onde vem a inspiração para os posts?
Daniel Cardoso:
O blog era atualizado três vezes por semana, com três temas diferentes: um receita ilustrada, o “Fora da Rotina” e um post geral. Como estou aprimorando o “Fora da Rotina”, hoje em dia ele está sendo atualizado apenas duas vezes por semana. Quem faz as receitas e publica os posts sou eu. A Cláudia, minha namorada, e o Gustavo, meu irmão, me ajudam a conferir o conteúdo de uma forma geral, sobretudo se as receitas estão bem explicadas e fáceis de entender. De vez em quando eles sugerem algum post, mas quem põe e mão na massa sou eu.

Lomadee: Por que você resolveu se inscrever no Talent Show do youPIX Rio?
Daniel Cardoso:
Principalmente para escutar o feedback de pessoas que já trabalham na área de internet. Queria saber se meu modelo era bom e, quando fui selecionado para a final, me preparei totalmente para escutar críticas e sugestões. Só não esperava tanto elogio.

Lomadee: Como avaliou a conquista do prêmio?
Daniel Cardoso:
Foi muito bom! Pessoalmente, me deu mais ânimo para continuar e investir mais tempo no blog. Também pude me assegurar de que o conceito que uso no Mixidão tem futuro. E além de tudo isso, é claro, o número de acessos do blog aumentou exponencialmente após o prêmio, o que para mim faz com que meu trabalho seja ainda mais gratificante.

Lomadee: Como você trabalha a monetização do Mixidão?
Daniel Cardoso:
Antes da conquista do Talent Show meu blog não tinha tantos acessos como ele tem hoje. Eu já tinha feito alguns planos para monetizar o Mixidão, mas apenas agora, com o aumento no número de acessos, as idéias vão começar a sair do papel. O que já tenho definido, nesse primeiro momento, é a inserção de banners de afiliados [ponto para a Lomadee, eba!] e a criação de um media kit para oferecer posts patrocinados e espaços no blog.

Lomadee: Como você enxerga o processo de monetização dos blogs brasileiros?
Daniel Cardoso:
Penso em aprimorar alguns modelos que os blogs conhecidos usam, mas não sei ao certo se eles funcionam tão bem. Às vezes deixo de ler um post patrocinado porque o modo como a abordagem foi feita não chamou minha atenção ou o assunto não era realmente interessante. Colocar um post apenas por colocar não vale a pena. Um exemplo do que quero seguir é o Jovem Nerd, que encaixa anunciantes de acordo com o tema dos podcasts.

Lomadee: Quais são os próximos passos do blog? Como e em que áreas pretende crescer?
Daniel Cardoso:
Estou com a ideia de fazer um videolog, pois nem todas as receitas eu consigo transformar em infográfico. Para conseguir ensinar um número maior de receitas, principalmente as mais complexas, acho que o vídeo vai ser uma boa saída. Quero que o Mixidão tenha também seu podcast, não para falar de receitas, e sim de culinária de uma maneira geral. Penso também na implantação de um ambiente de e-commerce para a comercialização de pequenos produtos com a marca do blog. Ainda estou pensando em como vai ser a logística disso tudo, já que o Mixidão é fruto do meu tempo livre, que anda cada vez mais raro – um bom sinal, inclusive.